OS SINAIS DOS BICHANOS
Foto: Maria Fernanda (arquivo pessoal)
Gatos utilizam a linguagem corporal para transmitir suas mensagens.
Infelizmente muitas pessoas vêem o gato como um animal traiçoeiro e falso justamente por não entender os sinais que emitem.
O problema está na interpretação das mensagens e sons que os felinos enviam a seus donos.
Conheça alguns dos comportamentos dos bichanos e como identificá-los:
- Esfrega esfrega: O mais conhecido comportamento do gato é a mania de sair esfregando em tudo e em você. Além de demonstrar carinho ele coloca o dono como parte do seu território, através da transferência de odores.
- Bigodes: Mau sinal se estiverem inclinados para frente. Quer dizer que está mal humorado e pode ainda ter as orelhas retas dobradas para trás, demonstrando raiva.
- Balançando a cauda: sinal que o felino está aborrecido com alguma coisa. O dono deve verificar o que está causando o desconforto.
- Deitando e rolando: sinal que demonstra felicidade e tranquilidade. Podem ronronar e fechar um pouco os olhos, colocando as orelhas para frente. O ronronar é um sinal de contentamento.
- Quero comer: Os adultos, sentam-se com o rabo abaixado, pescoço esticado e mia de maneira triste para que o seu pedido seja atendido. Já os filhotes choram como bebês. Aliás, os bebês gatos assim como os humanos choram de frio, fome, medo.
- Eriçando os pelos: Esse tipo de comportamento é geralmente acompanhado do arqueamento das costas. Assim ele passa a impressão de que é maior do que é com o objetivo de apavorar o inimigo ou intruso, dizendo "saia daqui".
- Esconde esconde: Os bichanos se escondem para poder atacar ou de alguém maior do que ele. É da natureza dele.
- Abraços e empurrões: Comportamento comum nos filhotes, é um gesto para o desenvolvimento da personalidade deles. Encostam as cabeças e se empurram se provocando. Não é briga, é diversão.
- Marcando território: Arranha sofás e cadeiras para mostrar suas marcas para todos. Apoiam no objeto que desejam marcar e com após tremer a cauda, urinam para trás.
- Miando insistentemente: Atenda-o logo. Esse comportamento é típico do gato impaciente que não foi atendido prontamente ou não foi notado. Pode ser água, comida, etc.
A cauda fica ereta.
- Sentindo-se ameaçado: Pupilas dilatadas, boca aberta mostrando os dentes, emissão de som forte é sinal que seu gato demonstra estar ameaçado. Esse comportamento acontece somente se ele for muito provocado. É mais comum entre gatos. Com o ser humano é mais raro.
- Miados: Sinais de reclamações ou pedidos. Os miados altos indicam irritação, medo e dor. No acasalamento os de alta intensidade não são discretos.
A cauda reflete o estado emocional do bichano.
Conheça alguns movimentos e seus significados.
* Ponta da cauda em movimento: Sinal clássico, indica que o felino começa a ficar irritado.
* Cauda baixa e pelo eriçado: medo
* Cauda eriçada e arqueada: pode atacar se provocado.
* Cauda batendo com força de um lado para outro: demonstra agressividade e que está pronto para o ataque.
* Cauda ereta: está receptivo, sem reservas.
* Ponta da cauda curva: bichano interessado em algo, saudando de forma social mas com algumas reservas.
* Cauda em curva e abanando a ponta devagar: indica relaxamento e paz.
* Cauda torta e eriçada: agressividade.
* Cauda entre as pernas: submissão mostrando inferioridade mostrando a inferioridade na hierarquia felina.
* Cauda ligeiramente curvada e levantada devagar: mostra interesse por algo.