segunda-feira, 18 de março de 2013

PORQUE ALGUNS CÃES E GATOS TÊM OLHOS DE COR DIFERENTE?
Azuis, castanhos, pretos e verdes.
São vários os tons de cor dos olhos nos pets. 
Mas existem alguns pets que são especiais. Eles tem olhos de cor diferente.
A heterocromia de íris é uma anomalia genética incomum nos seres humanos e muito comuns em cães, gatos e cavalos.
A mutação não altera a visão o que contraria a ideia de que algumas pessoas tem que o animal é cego por ter duas cores de olhos.
Isso ocorre por uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará. Pouca melanina gera a cor azul, muita a marrom. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde. 
Não há tratamento específico e o pet pode levar uma vida normal.
Quando ocorre em gatos domésticos estes recebem a denominação de gato de olho ímpar.

Gato de olho ímpar
Todos os gatos nascem com olhos azuis. Por isso é difícil perceber a heterocromia. Mas à medida em que cresce há uma alteração do verde para amarelo e de azul para verde, até chegar a cor final na fase adulta. 
Um gato de olho ímpar tem um olho azul e outro amarelo, verde ou laranja. A alteração ocorre com o gene branco dominante que mascara qualquer outro gene de cor ou com o White Spotting Gene - responsável também pelas manchas nos dálmatas. Essa característica genética inibe que os grânulos de pigmentos alcancem um olho durante o desenvolvimento. Dessa forma, o gato apresenta um olho azul ou verde e outro amarelo ou laranja. Raro, esse fenômeno é encontrado mais frequentemente em gatos brancos apesar de ocorrer em gatos de outras cores também.
Gatos brancos com um ou dois olhos azuis têm maior tendência a ter surdez genética pois o gene branco causa ocasionalmente a degeneração da cóclea alguns dias após o nascimento. 
A falta de informação faz com que muitas pessoas acreditem que os gatos de olho ímpar brancos nascem surdos de um dos ouvidos. Na verdade cerca de 70% dos gatos nessa condição podem ouvir. E gatos brancos normais, 20% nascem surdos ou se tornam surdos com o envelhecimento felino.

Curiosidade: Esse gene é comum no Pastor Australiano, Collie, Dogue Alemão, Bulldog Inglês, Dachshund de pêlo longo, Dálmata, Malamute, Husky Siberiano, Old English Sheepdog, Boxer e Weimaraner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário