terça-feira, 7 de maio de 2013

PORQUE CÃES E GATOS COMEM GRAMA?

Já diziam os mais velhos: "cão e gato que come grama é porque está com dor de barriga".
Será que a sabedoria popular está certa? Esse estranho hábito é saudável? 
Todos nós já vimos um cãozinho se deliciando com um tufo verdinho.
O que muita gente não sabe é que esse é um comportamento normal tanto para cães e gatos.
Uma das razões está na genética. Os parentes caninos selvagens - os lobos, raposas e cachorros do mato, incluem em sua dieta a captura de animais herbívoros e indiretamente ingerem muita grama e plantas presentes nos intestinos da caça. 

A grama também é "remédio" para os nossos peludos, quando se sentem enjoados. Nesse caso ela age como irritante do estômago, fazendo o pet vomitar a comida indesejada.
O consumo de grama melhora o trato intestinal, reduz o risco de câncer do intestino e proporciona a ingestão de clorofila, substância que inibe bactérias em feridas, combate infecções de gengiva, problemas do trato intestinal.
O que parece um hábito inofensivo pode ser um veneno para o cão. A grama pode estar contaminada com agrotóxicos e poluição, trazendo para ele vermes e parasitas. Mas o mercado pet comercializa uma graminha artificial, contendo fibras vegetais e clorofila, sem nenhum tipo de aditivo químico. 

E os bichanos?

Os gatos também comem matinhos. Como são discretos e independentes, se torna difícil presenciar o ataque às plantas. É preciso muito cuidado dentro de casa com plantas tóxicas como a comigo - ninguém - pode, espirradeira, mamona, azaléia, costela-de-adão, dragão-fedorento, orelha-de-elefante, orelha-de-burro, pulmão-de-aço, olho-de-cabra, filodendro, cipó-imbé, barra-de-macaco. 
O gato ingere grama para adquirir fibras vegetais para regularizar o trânsito intestinal. 


Curiosidade: Os gatos comem grama para eliminar os bolos dos pelos acumulados em seu intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário