quarta-feira, 24 de julho de 2013

SINAIS QUE SEU CÃO ESTÁ COM DOR DE DENTE


Muita gente não sabe mas os cães podem ter problemas de gengiva e dor de dente.
Você sabe identificar os sintomas que seu cão está com dor de dente? Não?
Como manter bem cuidados os dentes do seu amigo para evitar problemas futuros?
Confira: 
Cães tem mais chances de desenvolver problemas nas gengivas do que o ser humano porque sua boca alcalina ajuda na formação de placas aliado a falta de escovação diária.
Se não houver uma boa escovação diária, os restos de alimentos vão acumulando e formando a terrível placa que se não tratada, pode levar a inflamações, enfraquecimento dos ossos e a perda do dente, o que pode causar muita dor no seu pet.
Ao contrário de nós humanos, o cão não mostra sinais de dor de dente. O comportamento dele será o de sempre: vai brincar, fazer festa, comer regularmente.  Quase sempre não há sinais da dor por isso é importante ao dono ficar atento.

Os sintomas são identificados por um exame local do veterinário. São eles:
 -Perda de dentes
- Mau hálito
- Inchaços na boca
- Caroços
- Presença de sangue no brinquedo
- Gengivas sangrando ou vermelhas
- Dificuldade para comer
- Mastigação apenas com um lado da boca
- Corrimento nasal e espirros.
- Dentes escurecidos, quebrados ou soltos.

Não é tarefa fácil escovar os dentes de um cão. O correto é começar quando ele ainda é filhote para que acostume rápido.
Além da escovação diária com creme dental específico é importante oferecer ao seu amigo brinquedos duros de borracha ou de ossos de couro cru para mastigar todos os dias. Eles ajudam a "limpar" os dentes. Não serão recomendados ossos de nylon, couro cru não dobrável, ossos de animais.
A qualidade da ração também faz a diferença nesse caso. Quando a placa está endurecida e o tártaro é visível e em excesso o veterinário realiza a limpeza feita com anestesia geral. O procedimento deve ser autorizado pelo dono que assina um termo de responsabildade sobre o que possa acontecer com seu pet durante o procedimento.  Exames anuais, raio x dos dentes também são de grande importância no cuidado com a boca de seu pet.Passados dois meses da limpeza é fundamental verificar o hálito, ficar atento a sangramentos, caroços ou inchaços além de reparar se nosso peludo está comendo normalmente sem resmungar ou chorar.

Fica a dica aos donos de pet: o exame regular da boca do seu cão aliado a escovação diária garantem boca saudável e protegida das doenças orais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário