sábado, 20 de julho de 2013

OS CÃES SONHAM?
São cenas engraçadas. Quando o Pudim está dormindo muitas vezes ele mexe sem parar e emite sons como choros ou como se estivesse comunicando com outro cão. 
Pesquisadores e veterinários são unânimes em dizer que os cães são capazes de sonhar. Estudos norte americanos trouxeram evidências de que o cérebro do rato apresenta atividade elétrica semelhante aos sonhos. Assim como os seres humanos, os cães passam pelos mesmos estágios do sono e, quando atingem a fase REM sonham, sim. Eles são capazes de chegar nessa fase do descanso mais rápido do que as pessoas. 
A questão é: com o que eles sonham?  
Assim como os humanos, os cães podem sonhar com acontecimentos rotineiros positivos ou negativos que ficaram registrados na memória. Cães estressados por exemplo, tem dificuldade de relaxar e consequentemente descansam pouco enquanto dormem. 
Um cão saudável pode dormir de 12 a 18 horas por dia. Mas o sono deles é diferente do nosso, afinal tiram várias sonecas durante o dia. Quanto mais cansado ele estiver, mais relaxado estará durante o sono. Cães idosos, obesos e ativos tem a tendência em dormir melhor.
Cães podem ter insônia por vários motivos. Estresse, depressão, dores crônicas e problemas neurológicos influem na qualidade do relaxamento do pet.
Para acordar um cão não se deve tocá-lo e sim chamá-lo pelo nome pois alguns demoram a perceber que estão sonhando e podem agredir as pessoas.
Podemos saber se nosso pet tem uma baixa qualidade de sono observando alterações de comportamento e se seus olhos estão avermelhados.
A temperatura do local onde seu cão dorme também influencia na qualidade do sono. O importante é mantê-lo abrigado do frio, chuva e vento.

Curiosidades:
-  Para os pets bastam 20 minutos de olhos fechados para o sono profundo. Essa fase acontece exatamente como acontece com os humanos.
- Quase todos os vertebrados sonham. Os cientistas utilizando equipamentos modernos em pesquisas mais profundas perceberam que mamíferos, aves e algumas outras espécies de vertebrados podem sonhar. Répteis não sonham conforme a nossa concepção de sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário