sexta-feira, 28 de junho de 2013

COMPULSÕES CANINAS


Coçar a orelha, lamber a pata sem parar, morder o próprio rabo. 
Essas "manias" que os cães tem são comuns e tem várias causas.
Conheça as razões desses hábitos tão irritantes.

- Ansiedade ou tédio: Os cães assim como nós humanos também podem apresentar distúrbios psicológicos, por isso alguns deles desenvolvem uma doença semelhante ao TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) humano. Lamber a pata compulsivamente é uma das características do cão ansioso. Coceiras, lambidas ou mordidas inofensivas podem causar danos graves.

- Dor: Quando cães apresentam algum desconforto físico como por exemplo um espinho ou folha presos na pata costumam lamber e mordiscar para retirar o objeto estranho. Outro fator que leva um cão a lamber e morder frequentemente são problemas ortopédicos (dor nas costas ou displasia no quadril).

- Parasitas: Um parasita é tão pequeno que não podemos enxergá-lo sem o auxílio de um microscópio, por isso considere a hipótese de seu cão sofrer de pulgas, ácaros e carrapatos. 

- Alergias: Intolerância a comida ou agentes ambientais como pólen, mofo, substâncias tóxicas e irritantes podem proporcionar uma irritação na pele do cão chamada dermatite de contato. 

- Distúrbios hormonais: Produção deficiente de hormônios da tireóide, eliminação de muito cortisol podem provocar infecções. Manchas vermelhas e pequenas podem surgir e seu pet se lambe e coça como incomodado por alergias.

- Pele ressecada: Tempo frio e deficiências de ácidos graxos (gorduras boas) podem agravar a coceira ou a lambida do pelo e da pele. 

Atenção: Compulsões para coçar, lamber e mordiscar são comuns em cães e podem ser prejudiciais. O primeiro sinal que algo está errado é o surgimento de uma mancha vermelha, úmida e irritada no local da lambida ou da mordida. A dermatite úmida aguda pode ocorrer em qualquer parte do corpo do pet mas são frequentes no quadril, peito e cabeça. Essas manchas podem se transformar em feridas e tornar o quadro sério.

O tratamento para a compulsão deve ser prescrito por um veterinário assim que observado o problema. Dependendo da causa o tratamento inclui:

- Mudança na alimentaçãoa eliminação de alimentos contendo carne ou trigo pode diminuir a coceira no cão. Se a causa da compulsão for esta o veterinário irá prescrever uma dieta especial, incluindo ácidos graxos através de suplementos na alimentação diária.
- Eliminação de parasitas: Além da aplicação de medicação para pulgas e carrapatos, os cuidados com a cama do cão, tapetes e estofados regularmente reduz a reinfestação.  

- Medicações de fundo: O veterinário pode receitar medicações para tratar problemas de fundo que contribuem para a coceira persistente do cão. Além disso seu cão pode tomar antibióticos, esteróides para tratar manchas ou infecções de pele.
- Impedir o comportamento: O uso de sprays amargos para desencorajar o cão a lamber, coçar e morder é um bom modo de prevenir a compulsão. Distraí-lo também quando estiver perto dele é uma boa tentativa. 
- Tédio e ansiedade: a compulsão pode estar ligada ao estresse que seu cão desenvolve quando fica sozinho por um grande período do dia (ansiedade de separação) ou não recebe atenção, amor e exercício. Uma dica é treinar seu pet para mastigar ossinhos e brinquedos para aliviar o medo e a tensão, substituindo assim o comportamento compulsivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário