sexta-feira, 21 de junho de 2013

ESPIRRO REVERSO EM CÃES

Seu cão já teve um engasgo ou falta de ar assim do nada?
Na primeira vez que meu Lhasa apresentou esses sintomas apavorei pois não sabia como lidar com aquela situação além de pensar que ele estava morrendo.
Muito comum em cães de porte pequeno e de focinho achatado(braquicefálicos), o espirro reverso, ou Respiração Paroxística Inspiratória é um fenômeno comum. No espirro comum, o ar é empurrado para fora do nariz e no reverso, o ar é puxado rapidamente para dentro do nariz fazendo um som característico, como se estivesse sufocando.
Pode ocorrer várias vezes na vida de um cão e acontece aleatoriamente na maioria das situações. 
Esses espirros são causados por um espasmo na garganta e no palato mole. As causas variam: irritação na garganta provocados por excitação, alergias, puxões na coleira, infecções respiratórias, gotejamento pós nasal ou mudanças bruscas de temperatura.
Os segundos da crise parecem eternos para os donos que não sabem como ajudar seu peludo.

Sintomas do espirro reverso

  - O cão para de repente e estica o pescoço.
  - Afasta os cotovelos e arregala os olhos.
 - Os movimentos inspiratórios com a boca fechada aumentam e os sons vem das passagens nasais. 
   - Tosse.

Como ajudar seu cão no espirro reverso?

 - Massagear levemente a área da garganta.
 - Assoprar o nariz do cão delicadamente.
 - Oferecer água ou estimulá-lo a comer algo.
 - Checar as gengivas e língua para ver se estão na cor normal.
 - Interromper rapidamente a respiração dele, tampando o focinho delicadamente por alguns segundos.
 -  Puxar a língua também pode ser eficiente.
 - Principalmente manter a calma. Os cães ficam estressados nos episódios e se o dono demonstrar intranquilidade o cão se torna mais estressado ainda.

Importante ressaltar que o espirro reverso não oferece risco de morte ao cão e nem de sufocamento. É uma maneira do organismo se livrar do que o esteja irritando, como um objeto estranho. 
Um veterinário deverá ser consultado caso os episódios sejam constantes ou seu cão apresentar dificuldade respiratória, ou ainda, se apresentar corrimento nasal estranho. Se possível, grave um episódio e mostre ao veterinário para que ele possa ter um diagnóstico preciso.

Curiosidade: Pugs e Chow Chows apresentam o focinho muito achatados, por isso podem apresentar mais episódios do espirro reverso. No caso dessas raças deve-se tomar cuidado redobrado pois a comunidade científica relata casos de alterações cardíacas secundárias ao espirro reverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário