terça-feira, 11 de junho de 2013

UIVOS, LATIDOS. VOCÊ SABE IDENTIFICAR O QUE SEU CÃO QUER DIZER?


Como saber o que seu cão está querendo dizer?
Nem sempre é tarefa fácil.
Vamos conhecer então os sinais que eles emitem.

- Uivos: Um cão uiva na tentativa de localizar alguém, seja você ou um cão que esteja na rua. O uivo também pode acontecer para chamar a atenção do dono quando este sai para trabalhar. E observando bem, quando um cão começa a uivar outros se juntam formando uma "sinfonia estranha".

- Rosnar ou resmungar: Sinal de alerta vermelho. Um cão pode rosnar outro quando vê sua comida ameaçada, para um estranho quando percebe algo de errado ou com seu dono quando tenta tirar seu brinquedo. É um sinal muito eficiente e é bom lembrar que uma postura agressiva e silenciosa é muito, mas muito perigosa, ao contrário do que muitos pensam.

- Murmurar ou grunhir: Significa que o cão quer algo. É um sinal malandro do cão pois sendo sutil sabe que conseguirá o que quer ao contrário do latido. Quando cães se encontram com outros também podem emitir esse som de maneira a "cumprimentar" seu amigo.

- Choramingar: através desse som eles mostram que estão com dor ou ansiosos. É um jeito de chamar atenção também para benefício próprio.      

- Gemidos: Reclamam de algo. 

- Latidos: Cada tipo de latido tem um significado. Latido baixo indica ameaça e agressividade. Para indicar felicidade, os cães latem de maneira estridente e forte. Um latido pode ser uma resposta a outros cães, indicar alegria ou alertar os donos sobre algum problema ou algo como um helicóptero ao longe ou algum inseto invadiu seu espaço. (aqui falo de experiência própria...risos).

Compreendendo melhor o que nossos cães querem nos dizer podemos evitar mal entendidos e traduzir o que ele quer nos mostrar naquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário