terça-feira, 4 de junho de 2013

PRESSÃO ALTA EM PETS

Olhar para um cão ou gato obeso, sem condições de andar nem de correr me causa desconforto e perplexidade. 
Perplexidade porque como um cão chega a esse ponto. Irresponsabilidade dos donos ou tendência do animal a ganhar peso facilmente, ou ainda, os dois fatores juntos?
A obesidade em animais pode causar doenças cardíacas, renais e pressão alta. Além disso, a inconsequência pode reduzir o tempo de vida do seu pet.
Cuidados básicos, como visitar o veterinário regularmente, oferecer uma dieta balanceada e exercícios físicos podem afastar esses problemas do seu cão ou gato.
A pressão alta é comum em cães e gatos mas pouco diagnosticada pois faltam aparelhos para medir a pressão dos pets. O exame requer que o animal não estresse e nem se assuste o que pode comprometer o resultado. Por isso é utilizado o Doppler, um aparelho que é colocado na pata dianteira ou na cauda. 
O excesso de petiscos também pode causar o aumento do peso e consequentemente da
pressão sanguínea. Muitos donos exageram na recompensa a seu pet e acham que o agrado pode ser oferecido diariamente ao amigo peludo.
A hipertensão animal pode se manifestar através de derrame cerebral, convulsões, desmaios e descolamento de retina. Em alguns casos, mais sutis, se manifesta por aumento do cansaço e emagrecimento.  
Fique atento e não deixe seu cão ou gato se tornar obeso e mantenha a saúde dele em dia.
Lembre-se que um animal de estimação é reflexo do seu dono. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário