ALIMENTOS PROIBIDOS PARA CÃES E GATOS
Cães e gatos devem se alimentar somente de ração rica em nutrientes e balanceada de forma a atender a todas as suas necessidades.
Mas muita gente tem o péssimo hábito de oferecer comida humana a seus amigos de estimação. Essa prática, que parece tão inofensiva, é na verdade um perigo a saúde dos peludos.
Conheça os alimentos considerados "venenos" para seu cão:
* Abacate - a persina pode causar vômitos, diarréia e problemas cardíacos.
* Álcool: causa os mesmos sintomas do chocolate, podendo levar o cão ao coma e à morte, assim como ocorre com o homem. O que potencializa os sintomas é o tamanho do animal, que por ser menor, intoxica com mais facilidade e rapidez.
* Carne e ovos crus - podem conter as bactérias salmonella e E. coli. Ovos crus contém uma enzima (avidina) que pode causar problemas de pele e pêlo no cão.
* Chocolate: a theobromina (um derivado da metilxantina) pode ser fatal. A ingestão ocasiona sintomas de envenenamento com vômito, diarréia, falta de fôlego, micção frequente, sede, convulsões, hiperatividade, arritmia cardíaca e possivelmente morte.
* Café/cafeína têm o mesmo efeito que o chocolate.
* Cebolas, alho e cebolinha de todas as formas irritam o estômago e intestino do animal pois contêm tiosulfato. Uma única dose ou por vários dias pode provocar anemia.
* Fermento - Continua a crescer no estômago de seu cão e pode causar inchaços, gases, o que pode causar até ruptura dos intestinos e estômago.
* Leite - os cães não têm muita lactase, a enzima que digere a lactose, e o consumo de leite de vaca pode causar inchaços, diarréia e outros problemas digestivos. Podem também gerar alergias.
* Nozes de macadâmia causa dificuldades motoras, fraqueza, falta de fôlego, tremores e membros inchados. Muito comum em cookies.
* Ossos: Podem se alojar no estômago e no intestino causando infecções sérias. Podem também sufocar se travarem na garganta. Nesse caso, o ideal é oferecer ossos comestíveis e preparados com tutano. Além de não fazer mal ao cão, eles ajudam na limpeza dos dentes.
* Uvas e uvas passas - podem causar insuficiência renal.
* Xilitol - pode causar insuficiência hepática pelo excesso de liberação de insulina, vômitos, letargia e perda de coordenação. A substância está presente em chicletes, doces, pasta de dentes e alimentos assados.
Os mesmos cuidados devem ser adotados para os gatos, acrescidos de:
* Comida de cachorro: não atende às necessidades nutricionais dos gatos.
* Medicamentos para humanos: podem ter substâncias fatais.
* Fígado: pode causar deficiência de vitamina A, que pode ocasionar problemas ósseos.
* Tomates: possui solanina que é tóxico para o gato podendo causar sua morte.
Se o seu cão ou gato apresentar algum desses sintomas quando alimentados por tais alimentos, procure logo um veterinário. Quanto mais rápido ele for atendido, mais chances tem de se recuperar.
E por favor, alimente seus animais de estimação apenas com ração e alimentos próprios para eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário