quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


COMO ESCOVAR OS DENTES DO SEU CÃO
Escovar os dentes de um cão é um tarefa fácil. Até mesmo os obedientes se rebelam nessa hora, como é o caso do meu Lhasa Apso. 
O ideal é que todos os donos de cães os habituassem a escovar os dentes desde filhotes. Mas nem sempre é possível por falta de tempo e por que muitas pessoas consideram desnecessário.
A falta da escovação provoca acúmulo de tártaro, que em excesso pode causar uma série de doenças orais, infecções em outros locais no organismo como por exemplo o coração.
O ideal é repetir o procedimento 3 vezes na semana.

Para acostumá-lo siga essas dicas:

- Na primeira semana, procure um local calmo que não distraia seu cão. Faça carinho, fale com ele, passe o dedo indicador na gengiva. Comece aos poucos por três minutos, 4 vezes ao dia vá aumentando o tempo à medida em que ele permitir o contato com a gengiva. Lembre-se de dar muito carinho e petiscos se ele corresponder ao contato.

- Passado o primeiro contato, com o auxílio de uma gaze enrolada ao dedo repita o processo anterior até que acostume com o tecido.

- Passadas as fases iniciais, é hora de começar a escovação para valer. Passe a gaze na pasta dental canina (não utilize a humana pois ela provoca problemas estomacais no cão).

- Quando perceber que o cão acostumou com o o gosto da pasta dental e a escovação troque a gaze por uma escova de cerdas macias ou por uma dedeira encontrada em pet shops. 

Pronto! Agora é só manter a escovação três vezes por semana.
O segredo é a determinação e persistência.
Não se esqueça de oferecer ao seu cão carinho antes e após a escovação.
Se depois ainda puder dar um passeio com seu cãozinho.... ele vai amar!

OBS: Para os gatos o processo deve ser o mesmo. No mercado existem pastas de dentes para cães e gatos, para cães e para gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário